Prezado Cliente, A pandemia do Covid-19 tem levado empresas a permitir que os funcionários trabalhem de casa. A operação de diversas empresas está sendo afetadas — e gerando dúvidas sobre como elaborar um novo modelo de trabalho à prova do novo coronavírus. Seguem abaixo informações de como montar o trabalho remoto na sua empresa: 1 -Siga políticas de isolamento, exames e quarentena. Segundo especialistas em relações do trabalho, o primeiro passo é seguir quando necessário as políticas de exames obrigatórios, isolamento e quarentena definidas pela lei 13.979/2020. A legislação dispõe sobre as medidas de saúde pública para combater o coronavírus. (Verifique este item junto à sua empresa de Medicina e Segurança do Trabalho). Os funcionários podem passar pela realização compulsória de exames médicos e laboratoriais, vacinas e tratamentos médicos. Por isso, prepare seu negócio e funcionários para ausências emergenciais e possível substituição de trabalhadores. Eles também podem ser submetidos a isolamento - O objetivo é evitar a propagação do novo coronavírus. O próximo passo, com o agravamento do quadro de algum funcionário, é a quarentena. Segundo portaria publicada ontem no Diário Oficial da União, a quarentena é de um prazo máximo de 14 dias, podendo se estender por mais 14 dias com um resultado laboratorial comprovando o risco de transmissão. Está definido que o período é considerado como falta justificada e deverá ser pago pelo empregador. Por isso, novamente, planeje-se para substituições ou estabeleça uma infraestrutura de trabalho remoto — o que veremos a seguir. 2 - Ofereça infraestrutura adequada ao trabalho remoto. A empresa deve fornecer os meios de trabalho ao seu funcionário da mesma forma que no ambiente presencial. A empresa não pode fazer alterações que possam lesar o acordo empregatício anterior na transição para uma jornada à distância temporária. Por exemplo: já que o funcionário não precisa se deslocar, a empresa pode temporariamente deixar de pagar o vale-transporte. Já a alimentação e os equipamentos são essenciais a qualquer jornada e precisam ser mantidos, inclusive no home office. Outra coisa, é que você tem que ter uma infraestrutura adequada de trabalho, o que inclui desde um bom computador até conexão à internet. Vale lembrar que, em acordos já assinados como teletrabalho, a regulação de 2017 diz que o contrato definirá sobre quem recai a responsabilidade de comprar equipamentos e arcar com despesas durante a jornada. Não é o caso de um contrato de trabalho presencial que adotou uma política temporária de home office, por conta de pandemias como a do Covid-19, ou seja, os equipamentos de trabalho deverão ser fornecidos pela empresa. 3 - Estabeleça meios de comunicação Também é preciso desenvolver um procedimento de comunicação digital alinhado entre gestores e funcionários. Use ferramentas de contato, como mensageiros e programas de conferências online. Também estabeleça métricas transparentes para o período de home office, como conclusão de projetos específicos. Muitas vezes, o trabalho remoto não funciona por conta da falta de confiança”, mas é preciso acreditar na entrega de resultados e, para isso, trabalhar de forma transparente. 4 - Faça checagem de jornada Em um contrato de trabalho definido como teletrabalho, a entrega é feita por projetos e não por jornada. Mas, no caso de um contrato de trabalho presencial que adotou uma política temporária de home office, o controle de jornada continua da mesma forma, e poderá ser adotado um controle de horário externo, se precisar do modelo solicite à nossa equipe. Acompanhe o horário de trabalho do funcionário e compartilhe como será essa fiscalização. Se você tem uma rede interna, por exemplo, pode acompanhar logins e logouts dos seus funcionários ou implementar sistemas de ponto eletrônico para definir jornadas de trabalho. 5 - Redução Interna da Nossa Equipe Em tempo, informamos que também adotamos na nossa empresa o trabalho temporário de home office para uma parte da nossa equipe, e desta forma estamos trabalhando com uma equipe interna reduzida para proteger a saúde dos nossos especialistas. Por isso, talvez o tempo de espera para retorno de chamadas seja maior que o normal. Isto posto, desde já agradecemos a paciência, e para qualquer informação adicional estaremos à disposição. Todos nossos colaboradores estão ativos, lembrando temos também os atendimentos via whats app no (11) 99348-3062. Atenciosamente, Equipe Departamento Pessoal